Às nove horas da manhã do dia 4 de outubro de 2024, dia de São Francisco de Assis, padroeiro da Entidade, o Presidente do Programa Providência de Elevação da Renda Familiar, Senhor Edson Murilo Escobar, deu início aos trabalhos do XXVI SEPROM, agradecendo a presença das 88 (oitenta e oito) pessoas que compareceram ao evento, dentre alunos e ex-alunos participantes do nosso projeto de educação financeira “Não Sou Gabriela” e demais interessados.
Considerando que o público alvo do seminário é mais de oitenta por cento de mulheres o evento foi pautado em assuntos pertinentes ao universo feminino.
Após uma breve exposição sobre as atividades do Providência, o Sr. Murilo apresentou o projeto JORNADA, firmado com o Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia-IBICT, que oferece cursos presenciais, híbridos e a distância em sete Paróquias do Distrito Federal, nas áreas de empreendedorismo, alfabetização, mídias sociais, finanças, serviços e saúde.
Em seguida, anunciou a Sra. Aline, gerente da empresa ACVida, que oferece junto ao projeto JORNADA o curso de Cuidador de Idosos. A Palestrante discorreu sobre o curso, sua metodologia, estágio e empregabilidade. Divulgou os sítios da Internet acessíveis para consultas aos interessados.
Seguiu-se a palestra com a Procuradora do Distrito Federal, Dra. Anamaria Prates Barroso, falando sobre “Direito das mulheres – empoderamento e superação”, trazendo um pouco da história da Luta pelos Direitos das Mulheres no Brasil, da Convenção sobre a Eliminação da Discriminação contra as Mulheres, da Origem, Impacto, Medidas Protetivas e Mecanismos de Apoio da Lei Maria da Penha, da Lei do Feminicídio, Barreiras no Mercado de Trabalho e Igualdade Salarial no Trabalho.
Na sequência foi a vez da palestrante Dra. Raissa Rossiter, Socióloga, Mestra e PhD em Administração pela University of Bradford, Reino Unido, trazendo o tema “A Força do Empreendedorismo”, que abordou o assunto de forma a provocar os participantes, promovendo uma inquietação com dados e informações de Empreender como caminho para romper o ciclo de violência doméstica, da importância de se formar uma rede de apoio, da formalização do negócio, do uso das Políticas Públicas e Instituições parceiras, de ferramentas disponíveis para alavancar o negócio.
Entre onze e quarenta e cinco e treze horas, os participantes dirigiram-se ao Restaurante Nina, no Colégio Galois, onde foi servido o almoço.
A continuidade dos trabalhos se deu com a realização de cinco oficinas, todas sendo realizadas, concomitantemente, das 13h30 as 16h00. Cada participante optou pela oficina que melhor atendesse suas expectativas. Foram oferecidas as seguintes oficinas:
- “Planejando meu primeiro Negócio”, com a Presidente do Instituto “É Possível” Dora Gomes;
- “Potencialize sua força empreendendo”, com a Psicóloga, Empresária e autora do livro “O que você quer de verdade”, Luciana Barbosa;
- “Massagem na Cadeira”, com a Presidente do Instituto Hamsaa, Empreendedora e Massoterapeuta, Ana Vale;
- “Natal em Feltro”, com a Presidente do Instituto de Empreendedorismo e Artesanato, Empresária e Artesã Carla Santos; e
- “Mini Bolos Práticos e Econômicos”, com a Empresária Maria Helena Ribeiro.
Durante a realização das oficinas, foi realizado o reembolso das despesas com o deslocamento do grupo de participantes até a Sede do Programa Providência, do Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá- CEDEP, bem como de alunos da turma da comunidade do Café Sem Troco.
Cada participante recebeu ao final das oficinas, certificados de participação.
Cumprida a programação, o Presidente Edson Murilo proferiu palavras de encerramento, agradecendo a presença de todos. O encerramento foi festivo, com sorteio de brindes e confraternização geral, ficando evidenciado o seu sucesso.
O próximo encontro, o XXVII SEPROM, já está agendado para ocorrer em 03 de outubro de 2025.