O projeto de alfabetização do Programa Providência de Elevação da Renda Familiar teve início em 2017, em parceria com a Fundação Banco do Brasil – FBB.
Desde então, o Programa Providência mantém o projeto com recursos próprios e o apoio de parceiros.
O objetivo do projeto é “Contribuir para a superação do analfabetismo no País, por meio de atividades educacionais voltadas para a alfabetização e a promoção da cidadania de jovens e adultos”. São aplicados testes cognitivos junto aos educandos no início, meio e fim do projeto, para avaliação da evolução do aprendizado. Apesar da evasão, os educandos que permanecem no projeto conseguem atingir o objetivo: condições de fazer breve bilhete e matematização básica.
Já apoiaram o projeto o Movimento de Educação de Base – MEB, Obras de Assistência e de Serviço Social da Arquidiocese de Brasília – OASSAB, Comitê Esperança, Cáritas Paroquial São José, além de várias organizações que colaboram com o projeto cedendo sua estrutura física para a realização das aulas.
A metodologia aplicada tem como base os princípios de uma educação libertadora e a prática da leitura do mundo, que considera a realidade do alfabetizando como ponto de partida do processo educativo. Trata-se de modelo que tem por base a consagrada metodologia desenvolvida por Paulo Freire.
As principais dificuldades encontradas na condução do projeto são: