O Programa Providência reuniu seus colaboradores e equipe de voluntários em confraternização JUNINA, realizada no último dia 04 de julho, com muita comida, decoração e trajes típicos. Teve até quadrilha (dança!). O que não faltou foi animação.

 

Não perca as próximas edições. Vale a pena vir, participar e se divertir.
Agora vamos às curiosidades que envolvem esses festejos em todo o Brasil:

 

  • Mesmo realizados em outro mês, tem prevalecido o nome FESTAS JUNINAS;
  • As festas juninas dizem respeito às três grandes datas religiosas que ocorrem no mês de junho, em homenagem a São Antônio (dia 13/06), São João (24/06) e São Pedro (29/06);
  • Esses eventos acontecem desde a Idade Média, em celebração a esses Santos Populares;
  • Trata-se de festa que teria sido criada na Europa e que para aqui foi trazida desde a colonização pelos portugueses, tendo sido incorporadas características adicionais especialmente da cultura indígena e africana;
  • Há até referências às celebrações do Solstício de Inverno (no Hemisfério Sul, onde estamos localizados), que marca o início dessa estação, com o clima e sol mais amenos. É o início do nosso inverno. O fenômeno diz respeito à distribuição da luz solar que acontece de modo desigual entre os dois hemisférios, por conta dos movimentos de rotação e translação da Terra. O Solstício de Verão ocorre em dezembro (começo do verão para os que vivem no Hemisfério Sul).
  • Junto com as danças realizadas dessas festas, há que se destacar também as comidas típicas, que também recebem diversas influências, em particular as de origem indígenas, baseadas em pratos feitos à base de milho e mandioca.

 

Programa Providência, também é cultura !!!