Projetos

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

O projeto de Educação Financeira Não Sou Gabriela, desenvolvido pelo Programa Providência,  oferece orientação financeira e é ofertado em cursos de formação presencial e à distância. Foi implementado em 2016 nas regiões mais vulneráveis do Distrito Federal e Entorno. Para tanto, contou com o apoio de parceiros como a Fundação Banco do Brasil e o Instituto Cooperforte. O projeto estimula a revisão de comportamentos prejudiciais ao bem-estar do beneficiário, contribuindo para a elevação de sua renda e aumentando sua autoconfiança.

O curso de Educação Financeira Não Sou Gabriela é simples e humano, acessível a todo grupo adulto e jovens acima de 15 anos, em qualquer nível de escolaridade, incluindo o analfabeto. Ele é adaptado às necessidades de pessoas em situação de vulnerabilidade social e, por meio de estratégias das ciências comportamentais, visa sensibilizá-las sobre a importância de se proteger em ocasiões de emergência, de cuidar melhor de si e de seu dinheiro, de fazer escolhas mais conscientes e de garantir uma velhice mais tranquila.

O público-alvo do curso é formado por microempreendedores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos, artesãs, costureiras, aposentadas, donas de casa ou qualquer pessoa de baixa renda, que foram os mais atingidos pelos efeitos colaterais da pandemia e  que sofreram com a paralisação ou redução drástica da renda, o aumento do endividamento, a carga maciça de notícias negativas (muitas delas falsas) e a ausência de informações confiáveis e em tempo real. Os danos não são só financeiros, afetam a saúde física e mental das pessoas.

Os encontros são presenciais e semanais, com duas horas de duração, em locais próximos à residência do aluno e contém roda de conversa, troca de saberes, exibição de vídeos e exercícios de revisão. É disponibilizado a todos os alunos, gratuitamente, a Cartilha de Educação Financeira Não Sou Gabriela e um cofrinho, símbolo da conquista da poupança.

Há controle de frequência e o desempenho dos alunos e do curso é avaliado de forma contínua pelo aplicativo de avaliação e monitoramento do Não Sou Gabriela.

O formato à distância consiste em reforçar o conteúdo apresentado nas aulas, via envio semanal de Whasapp e posts com lembretes e alertas, bem como a realização de entrevistas individuais com os alunos, com o intuito de oferecer a eles atendimento financeiro personalizado. As aulas e entrevistas são realizadas pelos agentes de desenvolvimento formados na metodologia Não Sou Gabriela.

Conteúdo programático:

– ciências comportamentais, plano de poupança, consumo consciente, planejamento financeiro, gestão financeira de pequenos negócios, renegociação de dívida, contas digitais, investimentos, acesso a crédito, meios de pagamento, legislação trabalhista e tributária para a microempresa, seguro, proteção de dados, redes sociais, direitos, previdência etc.

– módulo Cidadania: são abordados temas de educação para valores, ética, cidadania, consumo consciente, direitos humanos, direitos do consumidor, direitos e deveres do trabalhador, aposentadoria, legislação trabalhista e tributária, microempreendedores, empreendedorismo e empoderamento. A carga horária é de 25 horas.