Às nove horas da manhã do dia 4 de outubro de 2018, o Presidente do Programa Providência de Elevação da Renda Familiar, Senhor José Luiz Bianco Júnior, deu início aos trabalhos do XX SEPROM, agradecendo a presença das 81 (oitenta e uma) pessoas que compareceram ao evento, beneficiários do nosso mecanismo do microcrédito produtivo orientado, além dos participantes do nosso projeto de educação financeira “Não Sou Gabriela” e demais interessados.

Após uma breve exposição sobre as atividades do Providência, o Sr. Bianco destacou a importância do evento, como forma de capacitação dos clientes, para suprir a necessidade de orientação técnica aos tomadores de microcrédito. E, também, da relevância da aprendizagem de temas relacionados com as finanças pessoais e de microempresários.

Em seguida, anunciou a presença da Sra. Régina Abade, representante do SEBRAE-DF, entidade sempre presente em nossos seminários.   A palestrante discorreu sobre Fluxo de Caixa, de maneira didática e de fácil assimilação pelos presentes. Demonstrou como se torna imprescindível o controle sistemático das operações das empresas e mostrou os caminhos para que os empreendedores possam gerir seus negócios com maior eficiência. Divulgou os sítios da Internet acessíveis para consultas sobre a matéria.

Observada a diretriz de sempre se pautar assunto referente à saúde, seguiu-se palestra com a Psicóloga Dra. Newmann Monteiro Andrade Leite, que escolheu “O impacto do estresse na vida pessoal e nos negócios” como tema de sua apresentação.   Nada mais oportuno tratar das consequências causadas no comportamento das pessoas, ante os desafios do mundo moderno, particularmente no conjunto das atividades produtivas. A especialista ensinou técnicas para superar o problema, particularmente no uso correto da respiração, além de sugerir mecanismos para minimizar a ansiedade e o estresse.

Entre onze e meia e treze horas, os participantes dirigiram-se ao Colégio Galois, onde foi servido o almoço.

O retorno aos trabalhos aconteceu com dinâmica de grupo, conduzida pelos Terapeutas Ocupacionais Kelly R.A. Araújo e Messias R. Fernandes, que dirigem o Longeviver, entidade parceira do Programa Providência.   Em atividade eminentemente lúdica, os participantes se movimentaram intensamente, em três grupos, onde se mostrava evidente a necessidade de se trabalhar em grupo.

Em forma de “roda de conversa”, James Maxwell B. Coelho e Denise Carvalho relembraram aos presentes ensinamentos do curso “Não Sou Gabriela”, do qual a maioria já havia participado. A turma foi dividida em oito grupos e cada um deles procurava responder a três questões de finanças básicas. Um dos componentes, usando apenas recursos de mímica ou desenho, procurava transmitir aos demais a resposta de cada pergunta.   O índice de acerto foi alto, tanto quanto o espírito de equipe demonstrado, num exercício que conjugou divertimento e aprendizado.

Coube ao Senhor Jader Nogueira, do SEBRAE-DF, proferir a derradeira palestra, intitulada “Como a Internet pode ajudar os pequenos negócios”. De forma bastante didática, falou sobre a evolução da Internet, apontando mitos e verdades que existem sobre o assunto. Chamou a atenção para a alta concorrência, as oportunidades e o perfil dos consumidores. Ressaltou que o “marketing de conteúdo” é o principal diferencial nesse mercado tão repleto de especificidades.

Cumprida fielmente a programação, o Presidente Bianco proferiu palavras de encerramento, agradecendo a presença de todos e apresentando os empregados e voluntários do Programa Providência que colaboraram para a realização do evento.

Como já é tradição, o encerramento foi festivo, com sorteio de brindes e confraternização geral, ficando evidenciado o seu sucesso, que contou com pessoas oriundas de vinte (20) comunidades do Distrito Federal e Entorno. Em seguida, deu-se início ao reembolso das despesas com o seu deslocamento até a Sede do programa Providência.

De ressaltar, por fim, que, simultaneamente ao evento, o Programa Providência viabilizou a exposição e a venda de produtos artesanais dos seus clientes beneficiários do mecanismo do microcrédito. Da mesma forma, no intuito de promover a formalização de seus negócios, disponibilizou serviço de inscrição dos interessados como Microempreendedor Individual (MEI), tendo sido atendido 06 deles.

O próximo encontro, o XXI SEPROM, já está agendado para ocorrer em 04 de outubro de 2019, dia dedicado a São Francisco de Assis, nosso padroeiro.

 

 

Ordenar por
60item « 1 de 2 »