Tomadora: Sebastiana Carneiro Barbosa das Chagas.

Sebastiana Carneiro Barbosa das Chagas é moradora da cidade Samambaia. Aposentou-se há alguns anos e, como tinha planejado há muitos anos, comprou uma banca na feira da Samambaia, onde instalou sua microempresa, a Tiana Calçados, especializada na venda de calçados femininos e masculinos, malas para viagem, além de alguns acessórios masculinos. Com o apoio do Programa Providência, vem promovendo suas vendas e obtendo renda adicional para sustento de sua família. Lembra-se ela, como se fosse hoje, do primeiro microcrédito contratado com o Programa Providência, no valor de R$ 50,00. O crédito foi concedido rapidamente, sem as restrições e exigências impostas pelos bancos aos pequenos empreendedores, que, muitas vezes, não dispõe de garantias suficientes para o crédito pretendido. Atualmente seu microcrédito com o Providência alcança o valor de R$ 5.000,00, suficiente a manter bom e diversificado estoque de mercadoria para atender sua clientela.
Da. Sebastiana reclama da necessidade de maior divulgação da feira da Samambaia, bem como de alguns microempreendedores, proprietários de bancas na feira, que não contribuem na atratividade da clientela, eis que abrem suas lojas apenas nos finais de semana, fazendo com que grande número de pessoas deixe de visitar o local nos demais dias. Embora os problemas e dificuldades existam, acredita que seu negócio poderia prosperar ainda mais, não fosse a atual crise econômica, mas, assim mesmo, tem conseguido obter bom lucro, suficiente para atender às suas necessidades, inclusive manter suas contas em dia.
Agradecida ao Programa Providência pelo apoio recebido ao longo dos últimos anos e, bem assim, aos agentes de crédito de quem tem sempre merecido palavras de esclarecimento e de incentivo, Da. Sebastiana diz: “Comércio é assim mesmo, tem dia que vende e tem dia que não vende, mas se bem atendermos os que nos visitam por certo os resultados virão”.

provdencia1 provdencia2