Vera Lúcia do Nascimento – Brechó no Residencial Brasília – Lago Azul

Nascida em Ipueiras, no Ceará, Dona Vera Lúcia do Nascimento  mudou-se para as bandas do Goiás, no final dos anos 90. Estabeleceu-se  na localidade do Residencial Brasília, no Lago Azul, onde mora com o marido e seus dois filhos.

Nordestina forte, esperançosa e trabalhadora, enfrentou alguns problemas na segunda gravidez, que a levaram se socorrer em licença maternidade por cerca de onze meses. Exatamente nesse período, por não gostar de ficar à toa, só cuidando dos filhos, e com dinheiro curto, resolveu “transformar o limão em limonada”, entrando em grupo de compra e venda de roupas, partindo daí para abertura de brechó, em 2015,  em sua própria residência, pois viu que conseguiria fazer as duas coisas, simultaneamente, com muita alegria e satisfação, realizando seus sonhos. Atualmente ela conta com um bom número de clientes, a grande maioria residente em sua comunidade.

Trata-se de pessoa muito organizada, com alguma noção de finanças pessoais, que usa seu “caderninho de caixa” para registro das compras e vendas. Ademais, pretende fazer cursos de aperfeiçoamento, começando pelo de educação financeira, que a ela já foi apresentado pelo agente de crédito do Programa Providência que atua na região, a Eronilde. Da mesma forma, já ciente das vantagens de regularizar seu negócio, está em vias de tornar-se uma MEI – micro empreendedora individual, porque quer crescer, aumentando seu volume de compras em outras localidades, inclusive com a aquisição de produtos novos (e não só usados!).

Dona Vera Lúcia já é beneficiária do microcrédito produtivo orientado do Programa Providência desde 2011, onde tem acesso, atualmente, ao limite de R$ 3.000,00. Seu nível de faturamento mensal gira em torno de R$ 1.000,00. Sempre está presente nos seminários anuais promovidos pela entidade (SEPROM), oportunidade em que tem acesso a informações relevantes sobre o assunto e troca de experiência com outras pessoas empreendedoras como ela própria.

Esse é mais um exemplo positivo dos resultados das ações de apoio patrocinado pelo Programa Providência ao microempreendedor que, a um só tempo, dá acesso ao financiamento como, também, promove a capacitação dos seus beneficiários, condições fundamentais para o seu desenvolvimento e melhoria da condição de vida de sua família, pela via do trabalho,  que o valoriza, sem recorrer ao mero assistencialismo.