No dia 4 de outubro de 2019, foi realizado o XXI Seminário Providência de Microcrédito, na sede do Programa Providência, ao qual compareceram nada menos que cento e doze pessoas, oriundas de dezenove comunidades do Distrito Federal e Entorno. Um verdadeiro sucesso! As cidades participantes foram: Águas Claras, Capão da Erva, Ceilândia, Céu Azul, Cidade Ocidental, Gama, Lago Azul, Lunabel, Paranoá, Pedregal, Planaltina, Planaltina, Polo Art Lago Sul, Riacho Fundo I, Riacho Fundo II, Samambaia, Santo Antonio Descoberto, São Sebastião, Taguatinga Norte e Valparaíso.

Com início das atividades às 8 h, a equipe do Programa Providência cuidou da recepção dos participantes e da distribuição dos crachás e das camisetas alusivas ao evento.

Exatamente às 8h30, o Sr. Euler José de Freitas, membro do Conselho de Administração da entidade, promoveu a abertura do encontro, com sua tradicional fala, repleta de alegria.

Em seguida, às 9h, o Sr. Manoel de Souza Costa, também membro do Conselho, realizou palestra sobre o tema “Convivência Saudável”, destacando tratar-se de “uma arte, para muitos, mas, um dever para os empreendedores”.   Mas, mais que isso, ressaltou a necessidade de se praticar valores com ética e respeito, diariamente. E, também, de se entender os conflitos em relacionamentos, para minimizá-los ou superá-los.

O SEBRAE, como sempre, fez-se presente, desta feita por meio do seu consultor o Sr. Guilherme Mendes, que, a partir das 10h, discorreu sobre o tema “Como a Internet pode ajudar os pequenos negócios”. Enfatizou, dentre outros pontos, a importância desse instrumento para a expansão dos negócios, sejam eles realizados por grandes empresas ou pelos microempreendedores, principalmente quando se leva em conta a concorrência, cada vez mais acirrada.

Às 11h, o Assistente Administrativo do Programa Providência, o Sr. Jeferson Leal, passou a atuar junto aos tomadores de microcrédito, em prol do esclarecimento sobre a conveniência da sua formalização como microempreendedor individual (MEI) e os passos para sua efetivação.

Logo após, e como das outras vezes, o Programa Providência ofereceu almoço a todos os participantes do Seminário, que se realizou nas dependências do restaurante do Colégio Galois, nessa parceria que se estende por anos a fio.

No retorno, às 13h, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e de Cidadania Superendividados (CEJUSC/SUPER), do TJDFT, nas pessoas da Dra. Caroline Santos Lima, da Sra. Andreia Oliveira de Siqueira e do Sr. Rafael Rico, comandaram oficina sobre o tema de uma maneira muito clara e objetiva, ao tempo em que enfatizaram o objetivo do CEJUSC, que é o de promover a prevenção, o tratamento e a resolução amigável de conflitos, de forma gratuita, envolvendo consumidores em situação de superendividamento.

Para encerrar o encontro, foi realizado o reembolso das despesas decorrentes do deslocamento dos participantes e o sorteio de brindes, atividades desenvolvidas pela equipe do Programa Providência, que merece, de novo, os parabéns pela condução dos serviços, com a competência e a lhaneza, que lhe são peculiares.

O Vice-Presidente do Conselho de Administração, o Sr. Maurício Teixeira da Costa, agradeceu a presença de todos e deu por encerrado o evento, que, em sua avaliação, revestiu-se de pleno êxito.